O Relatório é um documento que faz o controle das receitas da empresa. Não é exigido que o documento seja entregue a qualquer órgão, mas ele deve ser feito todo mês, caso seja solicitado pelo fisco.
Este relatório faz um apanhado de todas as vendas que foram feitas durante o mês anterior, incluindo o valor total delas, mesmo que não tenha sido emitida nota fiscal no ato da venda. Ao preencher o documento, o empreendedor poderá verificar como está ocorrendo a movimentação bruta da microempresa no mercado, durante o mês. Por isso, é importante o preenchimento do mesmo para se ter uma noção do crescimento da empresa.
Mesmo quando não há venda durante o mês anterior, o empreendedor deve preencher o relatório, informando que houve R$ 0,00 de receita bruta.
Para ter acesso a esta planilha de relatório mensal das receitas, basta clicar neste link e baixar no computador.
Passo a passo para o preenchimento do relatório:
- Preencher o relatório informando os dados da empresa e o período de apuração;
- Se a atividade da sua empresa for “Comércio” (revenda de mercadorias obtidas de outras empresas), os campos preenchidos devem ser: I, II e III;
- Se a atividade da sua empresa for “Indústria” (mercadoria produzida por você mesmo), os campos preenchidos serão: IV, V e VI;
- Se a sua área for prestação de “Serviços”, preencha os campos VII, VIII e IX;
- Caso você tenha duas ou mais atividades preencha os campos de cada atividade separadamente, somar e apresentar seus resultados na última linha do relatório;
- Ao final do relatório, no campo X, insira o valor total das atividades.
- Por fim, o relatório é concluído com data e assinatura. Se faz necessário anexar as notas fiscais das vendas e serviços, além dos comprovantes das compras (mercadorias ou serviços) realizadas durante o mês.